• Susse Magazine

Trio de rock alternativo 3 Libras ganha destaque na cena com o lançamento do single "Estamos Aqui"



Formada em 2020, 3 libras é uma banda do litoral paulista formada pelos amigos de infância: Anderson Paiva, Giba Ribeiro e Jimmy Antunes. Atuante no segmento do rock/alternativo, o trio lança novo single e clipe de "Estamos Aqui".


A banda lançou seu primeiro single "O Respiro" em julho de 2021 e agora segue promovendo seu mais recente lançamento, a faixa "Estamos Aqui" que segue ganhando ouvintes nas plataformas de streaming e alcançando números altos com o clipe no youtube. Sua sonoridade baseia-se em um estilo próprio dentro das vertentes do rock nacional alternativo e da música brasileira com abordagens do cotidiano.


Conversamos com a banda sobre sua trajetória, processo de composição e gravação, influências musicais e planos futuros. Confira!

De onde surgiu o nome "3 Libras"?

Pensamos em um nome que tivesse uma ligação com o fato de ser uma Power Trio, aí pensamos no número 3 está associado à criação, expressividade, comunicação e sorte segundo a numerologia.

Juntamos com a palavra Libras devido ser uma balança de equilíbrio, já que decidimos as coisas juntos e buscamos ser bem democráticos nas situações da banda.


Como e quando a banda surgiu?

Surgimos em meio a pandemia, já tocamos em uma banda antes por mais de 10 anos, a extinta Face Okulta, essa banda contava com o nosso amigo Dinho, que também era vocalista. Com o fim da banda em 2016, passamos por um hiato de 4 anos sem tocar juntos, porém a amizade sempre existiu. Nós como banda iniciamos dia 07/10 com o primeiro ensaio pensando em fazer algo autoral e desde então não paramos de fazer músicas e trabalhar pesado.

A banda segue promovendo seu último lançamento, o single e clipe de "Estamos Aqui" . Como foi o processo de gravação do single e clipe?

O Beto me trouxe essa música em casa e ele tinha a parte do trecho e o refrão pela metade, aí juntamos as ideias e criamos um refrão um pouco mais longo. A parte cantada por mim eu escrevi antes de cantar na gravação, eu tinha feito algo antes, mas no momento surgiu aquelas palavras e assim finalizamos a música em estúdio. Sobre o clipe fizemos no teatro de Santos com ajuda da secretaria de cultura da cidade que nos disponibilizou o espaço para gravar a master da banda tocando. As demais imagens juntamos arquivos desde 2003 quando tocamos em outros projetos quando éramos adolescentes. Foi um trabalho muito prazeroso que durou 1 semana nas imagens externas e 1 dia no teatro.

A faixa foi muito bem recebida nos sites de música especializada nacionais e internacionais . Como a banda está vendo esse feedback tão positivo do material lançado?

Percebemos que aumentou os seguidores da banda, aumentou os plays nas plataformas de streaming, principalmente no spotify que está hoje em quase 90 mil plays. Foi uma surpresa muito agradável.

Suas músicas demonstram muita intensidade e entrega por parte da banda. Existe alguma composição que seja mais especial para vocês?

Cada canção tem sua identidade própria como um DNA, acho difícil definir hoje uma especial já que criamos muito e sempre achamos que o próximo som é melhor que o outro...rs

Mas dessas músicas, a canção "O Respiro" foi nosso primeiro single que ultrapassou mais de 150 mil visualizações no YouTube e o primeiro single passar de 100 mil plays no Spotify, acabou sendo nosso divisor de águas no início da banda


Quais as bandas e fontes artísticas que inspiram o som do 3 Libras ?

Nós gostamos de muita coisa, buscamos referências de bandas antigas e novas, ouvimos coisas fora do rock, buscamos sempre algo que mude um pouco a curva de criação.

As bandas que nos inspiraram de início para fazer músicas juntos de novo vieram do RHCP, RATM, Audioslave, Raimundos, Faith no More,CBJR , Etc.


Quais bandas nacionais vocês andam escutando?

Gostamos muito das músicas dos anos 2000, época de auge do Rappa, Cbjr, Detonautas, CPM, Capital inicial entre outras que inspiraram muito.

Tem banda boa na nossa cidade tbm que curtimos como a Maçã de Cesto, A Phoyce, artistas como a Anne Marie, Marco Velho Monge, a banda Uelo que é do meu amigo Rafa Ueda, molecada boa e muita criativa e por aí vai.


Podemos esperar mais material inédito em breve?

Muita coisa para acontecer, neste momento estamos com nosso novo single "Velha Casa " no YouTube e nas plataformas de streaming, uma música que está sendo muito bem aceita, conseguimos tocar ela na Kiss fm, na Pop FM do interior de SP, na Rádio FM mais Rio, entrou em playlists e está fazendo barulho tbm. Esse ano estamos com intenção de lançar muitos trabalhos que já estão gravados e outros que estão em fase de produção ainda. Quem nos acompanha pode ter certeza que muita música vai estar saindo do forno! Obrigado a todos que apoiam e torcem por nós, e agradeço todo o pessoal da imprensa que abre as portas para falarmos do nosso trabalho, uma abraço para todos!

Confira "Estamos Aqui":