O The Anachronist, projeto capitaneado pelo guitarrista Leko Soares (Lothlöryen) acaba de lançar seu primeiro single “Raining Ashes” que conta com a participação de Raphael Dantas (Ego Absense/Soulspell), uma das mais proeminentes vozes da nova cena do Metal Brasileiro.
Sobre a sonoridade do novo projeto, Leko Soares explica: “A intenção é sempre a eterna busca por uma identidade própria, ainda que, é claro, impregnada das mais diversas influências que ajudaram a me construir como compositor desde o surgimento do Lothlöryen lá no início dos anos 2000”.
O público vai encontrar no primeiro single um Heavy Metal com roupagem moderna trazendo elementos que vão do agressivo ao Folk, do Pop ao Thrash em questão de segundos. “Ainda adoro brincar com a dinâmica na música como se o ouvinte estivesse experenciando uma montanha russa e não tivesse muita certeza do que vem pela frente”.
Na parte temática, “Raining Ashes” aborda um tema que ao mesmo tempo é delicado mas necessário de ser discutido ainda nos dias de hoje: as atrocidades do Holocausto. A banda porém, explora o tema por um ângulo diferente: testemunhada sob o ponto de vista de um integrante dos Sonderkommandos. Sobre esse conceito, Leko que também é professor de História complementa:
“os Sonderkommandos eram grupos formado por prisioneiros judeus forçados a desempenhar uma variedade de tarefas nos campos de concentração, dentre as quais levar outros prisioneiros e recém-chegados para as câmaras de gás e depois cremar seus corpos. Foi uma decisão totalmente planejada pelos nazistas a ideia de empregá-los como parte do trabalho sujo. Eles também queriam que os judeus compartilhassem a culpa pelo extermínio o que é algo surreal de tão cruel. Como cita Primo Levi, um dos poucos sonderkommandos sobreviventes: Eles tentaram embaçar a linha que separa criminosos e vítimas”.
A música traz à tona a importância de não permitirmos que o passado seja apagado para que desumanidades assim não voltem a ocorrer: “Temas como nazismo, direitos humanos e genocídio infelizmente estão cada vez mais frequentes nos noticiários e na nossa sociedade. Passamos a conviver com essa nova realidade marcada por radicalismos e ismos e mais ismos e refletir sobre as mazelas do Holocausto soa tão urgente hoje como no pós-guerra. Infelizmente parece que ainda não evoluímos o suficiente nos últimos 80 anos”, finaliza o guitarrista.
“Raining Ashes” já está disponível em todas as plataformas digitais e você pode ouvir no link abaixo: bfan-link/raining-ashes
Comments