top of page
  • Foto do escritorSusse Magazine

Insanidade ganha destaque internacional com disco que resgata a essência do punk e rock n roll



O Insanidade acaba de lançar o videoclipe da música "Destroy Rock n Roll". A música é o primeiro single do Insanidade e a primeira faixa do segundo álbum da banda, intitulado "High Speed". O novo videoclipe foi produzido e dirigido por Léo Liberti da Libertà Filmes, com quem já trabalharam no videoclipe "Criaturas da Noite", e que também fez a capa e toda a arte do disco.


Assista "Destroy Rock n Roll":


"High Speed" é composto por 12 músicas e foi produzido pelo produtor brasileiro Gustavo Vázquez do estúdio RockLab, e mostra toda a maturidade da banda, com um som mais coeso, intenso e energético com influências dos Hellacopters, Turbonegro, Scumbag Millionaire . A banda resgata toda a essência do Rock n Roll com um toque moderno junto com as raízes do punk rock.

Insanidade é um quarteto brasileiro formado por Lucas (Vocal), Éder (Guitarra), Ricardo (Baixo) e Wilsner (Bateria). A banda surgiu como qualquer banda punk, fazendo tudo no espírito do DIY e de forma independente, desde festivais como o Catalão Rock City, até shows beneficentes.


Com riffs de guitarra intensos, baixos contundentes, bateria estrondosa e uma voz rasgada e poderosa, Insanidade demonstra toda a sua evolução musical neste novo trabalho. Conversamos com a banda sobre sua trajetória, processo de composição, influências musicais, entre outras curiosidades. Confira.

De onde surgiu o nome "Insanidade"?

R: O nome surgiu através de uma música da banda Desastre de Goiânia onde a letra estava estampada num jornal de grande circulação no Estado de Goiás, no final da música, vinha a palavra Insanidade. A música se chama “Funeral na Nova Ordem”. E por ser um nome curto, sujo, simples e agressivo, resolvemos colocar como nome da banda.

Como a banda surgiu?

R: O surgimento da banda se deu em 2019 na cidade de Catalão/Go, com a ideia de sempre tocar um som autoral e levar o seu som para todo o mundo. A formação inicial se deu Lucas (vocal), Éder (guitarra), Ricardo (baixo) e Wilsner (bateria), essa formação gravou o primeiro álbum “Hello Suckers”.Em 2021 tivemos uma mudança na bateria, já no final da gravação da segunda álbum “High Speed”, sai Wilsner e entra Famyllo. Sendo essa a formação atual. Lucas (vocal), Éder (guitarra), Ricardo (baixo) e Famyllo (bateria).

A banda acaba de lançar disco e clipe novo. Como foi o processo de composição e gravação desse material?

R: O disco High Speed foi todo gravado e produzido em Anápolis no estúdio RockLab pelo o produtor Gustavo Vázquez, fizemos ele bem no meio da pandemia, tivemos alguns percalços durante o caminho, devido ao deslocamento de uma cidade para outra, então fizemos ele com bastante calma e seguros para não correr nenhum risco de infecção.

Nesse álbum conseguimos misturar bastantes elementos de Heavy Metal e de Hard Rock juntos com o Hardcore e o Punk que são as nossas maiores influências. Fizemos músicas com andamentos diferentes dos habituais, músicas mais longas, mais linhas de guitarras, bateria mais elaborada, sem perder toda a nossa energia. Ficou bem a nossa cara, ah, e foi todo em inglês.

Já o clipe “Destroy Rock N Roll” é a primeira faixa do álbum. Gravamos ele todo numa caixa com o fundo branco, para dar bastante destaque na energia na visceralidade, toda a explosão da banda. Queríamos passar a emoção de estar ao vivo. A produção do clipe ficou por conta da Libertà Filmes que já gravou Megadeth, Scorpions, Europe, Dee Snider, Kiko Loureira entre outros, toda a produção, edição, luzes foram feitas em Los Angeles.

Ficou um verdadeiro clipe de rock com a alma do ao vivo.

O disco lançado foi muito bem recebido pela mídia especializada nacional e internacional. Como a banda está vendo esse feedback tão positivo do material lançado?

R: É uma grande honra para nós ter esse Feedback tão positivo de grandes mídias mundo afora e de grandes artistas que tanto nos inspiraram. Ver o nosso nome estampado junto com grandes bandas, ter o reconhecimento da mídia internacional é sensacional. Amigos falando que viram a Insanidade em sites, blogs, revistas em rádios isso não tem preço.

Foi um trabalho bastante pesado e árduo. Devido a todos os problemas da pandemia, mas nós sabíamos o que tinha que ser feito, foram praticamente 5 ou 6 meses de todo o processo, então foi praticamente tudo escolhido a dedo, do produtor do álbum, da arte inteira do álbum, das músicas, das composições, dos arranjos de tudo.

Suas músicas demonstram intensidade e entrega por parte da banda. Existe alguma composição que seja mais especial para vocês?

R:Essa pergunta é bastante difícil. Kkkkk. Quando lançamos o álbum, fizemos uma enquete com alguns amigos de 6 países diferentes. Para eles, opinar na favorita ou nas favoritas deles. A maioria escolheu mais de 7 músicas do álbum, então é bastante complicado. Eu sei que a preferência do Famyllo é “Set me Free”, do Éder é “Destroy Rock n Roll”, do Ricardo é “High Speed” e a minha (Lucas), talvez seria “On Fire” porque adoro essa letra. Viu que é bastante difícil responder essa pergunta kkkkk.

Quais as bandas e fontes artísticas que inspiram o som da banda?

São várias: Sex Pistols, Dead Boys, Ramones, Motorhead, The Hellacopters, Scumbag Millionaire, Turbonegro, The Stooges. E por aí vai.

Como vocês estão lidando com a pandemia de covid 19? Que tipo de interação a banda está tendo com o público nesse momento de quarentena?

R: É bastante difícil a situação da Covid, principalmente no Brasil. Procuramos interagir o máximo possível com o público através das redes sociais, como entrevistas, sempre divulgando conteúdo novos, temos um merchan bastante completo, com 5 tipos diferentes de camisetas, 3 tipos da nossa própria cerveja, dois Full Álbum e dois singles já lançados, três tipos de bonés e vários adesivos. E estamos sempre postando novidades.

Podemos esperar clipe ou material inédito em breve?

R: Sim. Com certeza, estamos na fase de divulgação do clipe de “Destroy Rock n Roll”, e já estamos com o projeto do novo clipe, ainda não sabemos qual, talvez abriremos enquete para o público decidir. Mas com certeza teremos vários clipes ainda em 2021.

Quais os planos para 2021?

R: Temos alguns convites para realizar shows em estúdio em São Paulo devido a pandemia, iremos gravar também um ao vivo bem legal onde vamos fazer um apanhado dos dois álbuns e claro lançar vários clipes e divulgar bastante o “High Speed”.

Confira o disco "High Speed": https://bit.ly/3nViO2q


bottom of page