• Susse Magazine

Finlandeses do Frozen Factory lançam novo álbum 'Of Pearls & Perils'



Tecido com o som misto de rock alternativo, metal e elementos progressivos da Frozen Factory, ‘Of Pearls & Perils’ marca seu segundo álbum completo e terceiro lançamento de LP/EP. Suas 12 músicas, incluindo suas tradicionais faixas curtas de introdução e encerramento, exploram tópicos de igualdade, vida, vida após a morte e crise climática. O som gira e gira através de uma variedade de paisagens sonoras pesadas e leves que atraem influência cuidadosa de artistas clássicos como Pink Floyd, Alice in Chains, Iron Maiden e Depeche Mode, enquanto acena para muitos outros.

O álbum começa com uma voz gravada por uma de nossas fãs mais ativas, Angela C., que eles nunca conheceram pessoalmente, pois ela mora no exterior! A voz dela também aparece em vários outros pequenos momentos ao longo do disco – é uma delícia incluir pessoas que nos apoiam! Duas de suas falas são em francês, idioma que a banda também apresentou no EP The First Liquidation. Stephen optou por usar alguns pequenos momentos em francês para esses dois discos, porque a língua francesa inclui algumas frases absolutamente matadoras que não funcionam tão bem em inglês. A abertura de Angela para 'Murder in the Depths' se traduz como "Apenas um tolo nunca mudaria de ideia".


‘Of Pearls & Perils’: https://open.spotify.com/album/4eGID7yLzTPVrV4wgANg1z

Os temas líricos são tons sombrios do álbum refletem a luta interna do vocalista Stephen Baker com o comportamento de grande parte da raça humana, incluindo ele mesmo.


“Eu realmente não consigo entender por que somos tão descuidados com nosso planeta natal e as comunidades vivas que dependem dele. Fico triste quando vejo pessoas comuns brigando com outras pessoas comuns e depois votando para dar poder a pessoas que estão empenhadas em destruir pessoas comuns. Sinto que nos tornamos tão fáceis de influenciar, tão fáceis de enganar, tão fáceis de distrair com diferenças triviais.”


“Gostaria de ver um mundo seguro onde todos os seres humanos que respeitam a vida tenham a oportunidade de alcançar seu potencial, não importa o tipo de corpo que possuam, as crenças que sigam ou o estilo de vida que levem. Nossas músicas são geralmente um alerta, e muitas vezes escritas para me empurrar, assim como qualquer outra pessoa que ouve, porque às vezes me sinto preguiçoso e inativo sobre coisas que deveriam me irritar profundamente. Eu quero ser mais. Eu quero fazer mais para ajudar. Eu quero que a civilização humana tenha sucesso.”


'Of Pearls & Perils' foi escrito inteiramente pelo baixista Tomi Hassinen e pelo vocalista Stephen, no entanto, eles devem dar crédito à baterista Marianne Heikkinen por nivelar completamente as músicas com sua imensa habilidade na bateria. Eles também gostariam de destacar os guitarristas, Mici Ehnqvist e Joni Koivumäki, por adicionarem seus excelentes floreios em Lead e Rhythm, respectivamente.