• Susse Magazine

Estilista brasileira lança coleção com a Marvel inspirada nas mulheres de Wakanda

Jal Vieira traz mensagem de representatividade para o povo preto com looks poderosos


A estilista Jal Vieira lançou em parceria com a Disney para o projeto Marvel Diversidade, a coleção Realeza, inspirada nas mulheres de Wakanda, do filme Pantera Negra. A primeira investida hiperlocal da Marvel Studios, faz parte do projeto Marvel Diversidade.


“Ainda que seja uma história fictícia, de uma possibilidade de futuro preto, muito pautada no afrofuturismo, ainda são histórias e trajetórias que se aproximam das nossas” conta Jal.

“A coleção se chama Realeza não só pelo filme, mas porque o povo preto descende de reis e rainhas”, disse Jal Vieira, em entrevista à CAPRICHO. “A principal mensagem é essa de representatividade, de poder de escolha, de decisão, da minha voz e da voz das minhas serem escutadas de fato.”


Sobre a coleção, Jal Vieira traça um paralelo importante entre as mulheres de Wakanda – e a mulher preta brasileira, peça central da família e da sociedade brasileira. Bem como as mulheres de Wakanda, que ainda se apresentam como guerreiras e estudiosas no conceito afrofuturista do filme, as roupas de Jal, que adquirem novos contornos com o movimento e a dança, também servem como armaduras para que essas mulheres enfrentem as dificuldades de uma realidade que nem sempre está do seu lado.


As peças e acessórios em edição limitada serão vendidas com exclusividade na Farfetch. Além disso, a Converse, conhecida pelo seu famoso modelo All Star, apoiou a coleção com pares da silhueta Chuck 70 para serem customizados e comporem o look da coleção e que também serão vendidos na loja online.


Além da coleção Realeza, a estilista também desenvolveu estampas exclusivas para uma coleção de camisetas da ONG Orientavida, projeto social que orienta e capacita mulheres por meio do artesanato, oferecendo oportunidade de renda e autonomia. As peças serão vendidas no site da ONG e na Farfetch por R$240.