A banda Egon lança "Principio di Indeterminazione", o quinto single de seu novo álbum, Lasciarsi Cadere. Inspirada pelo Princípio da Incerteza de Werner Karl Heisenberg, a música explora a ideia de que, assim como na física quântica, também na realidade macroscópica não é possível conhecer com precisão e ao mesmo tempo a velocidade de nossos respiros e a posição de nossos corações. Nos afastamos lentamente, para permanecermos sozinhos como átomos de hidrogênio, mas, assim como no processo de fusão nuclear, que é o mecanismo que sustenta as estrelas, é necessário estar próximo para que a luz possa ser emitida e o colapso gravitacional seja evitado.
"Principio di Indeterminazione" é uma canção rica em pathos, que explode como uma supernova no refrão, onde, ao final, esconde uma homenagem ao icônico Franco Battiato. Com uma letra que desafia as leis físicas que regem o mundo, a canção busca inverter a realidade, refletindo sobre a complexidade e a incerteza da vida.
Lasciarsi Cadere é uma jornada sonora que mergulha em diversos aspectos e sentimentos da existência humana. Composta por onze faixas heterogêneas, o álbum transita entre o noise sombrio, blackgaze e post-punk, com momentos de dark-folk e doom, criando atmosferas que evocam Chelsea Wolfe e ecoam sons próximos a Swans e Interpol. O álbum também conta com letras influenciadas pela física quântica e o mistério da mecânica celestial, além de ideias inspiradas pelas Crônicas Marcianas de Ray Bradbury, os poemas de Octavio Paz, Sara Teasdale e Lord Byron.
Lasciarsi Cadere é um disco que tenta desafiar as leis da física, superar as correntes gravitacionais que nos impedem de viver outra vida possível. Como escreveu Julio Cortázar, "a vida está lá, ao alcance do salto que não damos". Com esse trabalho, Egon convida os ouvintes a ousarem esse salto e explorarem novas realidades.
Comments